quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aprendendo SQL

Existe toda a parte teórica de inicialização, mas vou começar direto pela parte de prática da construção do banco de dados.
Na faculdade usamos o Microsoft SQL Server, então, as postagens serão baseadas o SQL Server. No entanto, sabemos que a teoria para programação de banco de dados é a mesma, tanto para Oracle, MySQL, Firebird e é claro Microsoft SQL Server e o que muda são algumas sintaxes.

Um requisito minimo para este aprendizado é ter noções de lógica de programação e estar familiarizado com  o Modelo Entidade Relacionamento (MER).

O SQL é composto de subconjuntos de comandos para executar diferentes tarefas, são elas:

DDL - Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados - Permite criar, modificar e excluir a estrutura de uma tabela e seus índices.
Seus comandos são:
CREATE, DROP, ALTER, RENAME, TRUNCATE

DML - Data Manipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados - Usados para armazenar, recuperar, modificar e excluir dados.
Seus comandos são:
SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

TCL - Transaction Control Language - Linguagem de Controle de Transações - Usado para o gerenciamento de mudanças que afetam os dados.
Seus comandos:
COMMIT, ROLLBACK e SAVEPOINT.

DCL - Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados - Usado para proporcionar segurança aos objetos de banco de dados. Estes comandos concedem e revogam.
Seus comandos:
GRANT e REVOKE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário